quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Um gesto de generosidade


Há momentos em que a vida prega situações um tanto inusitadas.

Dia desses, depois  do expediente de trabalho, às 21h, seguia no ônibus mergulhada em minha leitura quando ouvi uma discussão.

Junto a um aglomerado de outras pessoas, um casal entrou na fila para passar pela catraca. A moça, com cartão de estudante, passou primeiro. O rapaz veio logo na sequência e já com o mesmo cartão em mãos arriscou passar também. Foi então que a cobradora, sem medir muito as palavras e o tom de voz, coibiu a tentativa. 

Com a discussão, todos os passageiros puderam entender o que estava acontecendo. O jovem, um tanto revoltado, retrucou dizendo que não tinha conhecimento sobre a regra de que o cartão de estudante é individual. Disse ainda não carregar dinheiro algum para pagar a passagem. Ele se dirigiu à porta e, ao ameaçar tocar a campainha, pude ouvir um senhor  chamando-o. 

O homem, já com alguns trocados contados sobre a palma da mão, ergueu-se e entregou o dinheiro ao rapaz. 

O jovem, de cabeça baixa e mochila nas costas, pagou a passagem e passou pelo corredor, sentou-se próximo à saída, junto à garota que o acompanhava. Em poucos segundos, ele se levantou e caminhou até o senhor que havia pago a passagem. Com o troco contado, ele disse ao homem que a garota tinha dinheiro na bolsa, embora no momento anterior tivesse esquecido, e devolveu-lhe o valor da passagem.

Não sei se foi uma tentativa frustrada dos jovens economizaram dinheiro utilizando passagens de estudante ou se a jovem realmente pensou não ter dinheiro na bolsa. Sei que a atitude daquele senhor foi tão nobre e enriquecedora que encheu minha alma de esperança. 


Confesso que quando gestos como esses acontecem, minha crença na humanidade se intensifica. 


Tenho muito a aprender ainda. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário