Tem alguns
assuntos que não merecem ser tratados de forma singela ou com delicadeza. O
transporte coletivo de Caxias de Sul é um deles, pois piora a cada dia que
passa.
Há cerca de um
ano, a cada vinte minutos passava um ônibus da linha Diamantino em frente a
minha casa.
Semana passada,
quando saí da aula, olhei a tabela de horários dos ônibus para ter certeza de
que encontraria um. Ele deveria sair do centro às 19h05. Quando eram
aproximadamente 19h15 eu já estava na parada em frente ao Hospital Geral. O
ônibus passou às 19h40.
Ontem, porém, foi o momento em que quase entrei em
pânico. Esperava pegar o mesmo ônibus, mas pensei tê-lo perdido, porque não
fazia sentido esperar tanto tempo. Cinquenta minutos depois do horário que ele
deveria ter partido, finalmente apareceu na parada. E, por azar, o motorista
resolveu simplesmente ultrapassar o ônibus que estava na sua frente. Saí
correndo, no meio da BR-116, para conseguir fazer sinal ao motorista e ser
vista.
O pior de tudo é saber que as coisas não vão melhorar, e nem vão
funcionar corretamente da noite para o dia. Conversei com a cobradora do ônibus
e, em função de um atraso ainda na volta anterior, o ônibus saiu do ponto vinte
e cinco minutos atrasado.
Também não entendo a dificuldade de se fiscalizar o
serviço. De nada adianta investir em campanhas que reiterem a utilização do
transporte coletivo em prol da diminuição de veículos circulando e do próprio
meio ambiente, se o serviço oferecido é péssimo.
Sim, é um desabafo
de alguém que depende do transporte coletivo da cidade e que não aguenta ver
tanta desorganização e falta de respeito com o usuário.
É preciso
reavaliar e reestruturar as linhas. É preciso, mais do que isso,
fiscalizar.
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